Duvido que a China cresceu quase 9 por cento no terceiro trimestre...

Isto está me cheirando a uma bolha financeira, e a tal crise mundial? Não estavam dizendo que seria uma catástrofe digna de 1929? Por que o governo resolveu taxar as entrada de recursos no mercado mobiliário brasileiro? Ah! Tá, entendi... Com menos entrada de dólares no mercado, evita-se uma supervalorização do real, o que contraria interesses do setor de exportação brasileiro. Quando o dólar cai, o setor de exportação ganha menos em reais nas liquidações de câmbio, isso é o risco de se querer desviar o ganho da venda do produto exportado em si para lucros cambiais que nada tem a ver com o processo produtivo da... soja, por exemplo. Por outro lado, os ganhos dos importadores aumentam assustadoramente com a baixa do dólar. Eu tive uma idéia, que tal se nós consumidores pagássemos mais barato pelas TVs de plasma, ai, estou doida por uma TV dessas, com o dólar a aproximadamente R$1,70 dá para economizar bastante, né? Não era mais fácil o governo ter criado um imposto chamado taxa de ganho em variações cambiais? Afinal de contas os agentes de importação e exportação também contribuem para essas variações, uma vez que deixam para liquidar as operações financeiras somente quando a taxa de câmbio estiver em situação mais favorável a eles. Esse fluxo anômalo de especulação na área de importação e exportação tem causado grandes variações na taxa de câmbio, desde as priscas eras do comércio mundial. A proteção que o governo quer dar à volatilidade da bolsa é impossível, mesmo com esse IOF. A China fez isso e provocou uma microcrise mundial, bem anterior a esta de 2008, não se lembram? Não adianta vir com esse discurso, porque eu não "engoli". O objetivo do governo é sempre o mesmo: mais impostos, porque a gula da máquina estatal é infinita. Sinceramente, prefiro o crescimento pequeno e sólido do Brasil a esses incríveis trinta por cento por ano chineses. Trinta por cento por ano? Ah, tá.

Comentários

Denise Dória disse…
Olá!

Vim te visitar, Xaxeila! Confesso que quando comecei a ler fiquei assustada: "Mas hein?? Euzinha vim parar num blog de economia?? :O" Depois comecei a relaxar: "Ufa, tinha algo mais pro meu nível por aqui", ahahahah... Brincadeira :P #hihi# Andei olhando esse e seu outro blog.. Leio, mas sou mais lenta para comentar. Mas gostei. É bom quando partilham experiências conosco, rs. Eu me sinto meio cúmplice das coisas...
Tem algumas coisas que você escreve que parecem contos literários, de tão gostoso de ler. Aos poucos vou lendo mais e sabendo se são relatos ou literatura... ou os dois.

Um beijão, fique bem :)
Espírita na Net disse…
Oi Xaxeila,

Hoje o blog Espírita na Net completa 2 anos e estou convidando todos os amigos que conheci através dele a participar da festa! Obrigada! Bjs! Adriana.

Postagens mais visitadas deste blog

Bibliografia sobre viagens astrais

Bichomania versus Petzoo

Métodos eficazes para evitar o suicídio...