Dicionário de Pensamentos

Não seria simplesmente maravilhoso se houvesse um dicionário de pensamentos, onde pudéssemos confiar que estamos indo bem? Pensamos: "Estou ficando velho(a)", iríamos ao dicionário de pensamentos, que seria um manual prático porque todo o ser humano que existe, existiu ou existirá na face do Planeta Azul depara-se com esse pensamento. Quando tenho alguns pensamentos, tenho medo de que estejam ou dentro dos meus genes ou dentro da "programação" que recebi. Eu suspeito que a educação popular é uma programação, que gera comportamentos "sustentáveis" para o sistema atual, refiro-me ao status quo. Depois que comecei a fazer terapia, tudo o que eu julgava ímpar, singular e original em meu modo de viver e pensar começou a ser descrito pela minha terapeuta igualzinho ao que eu sentia. Antes pensei que minha psicóloga fosse uma sumidade em saúde mental, mas com o decorrer das sessões de terapia percebi que na verdade, toda aquela perícia fora construída ao longo de tanto ouvir a mesma coisa. Quando me conscientizei do quanto sou "comum", três coisas ferventaram minha alma, derretendo a crosta, tornando-a cristalina. A primeira coisa: que alívio ter outras pessoas com as mesmas sagas que eu (paciente bipolar não tem neura, tem saga). Segunda coisa: então, não sou a pior pessoa do mundo, tem gente no mesmo barco que eu, na mesma situação. Terceiro: Não sou tão especial como me julgava. Fiquei cristalinamente comum, genérica e farinha do mesmo saco. Depois disso, sofri muito tentando reconstruir um conceito sobre quem eu sou. Filha, irmã, aluna, funcionária, esposa, mãe, sogra, resumindo, sou tudo isso que vocês também são. Protestem, dizendo que são melhores/piores que eu, tudo bem, não precisam concordar, a gente não era nada e de repente numa fusão de energia surgimos um bolo de células, consumindo alimentos, conselhos, alimentos, aulas, alimentos, multas de trânsito, alimentos, sexo, alimentos, marketing, alimentos. Eu sou um produto? Sou um produto de tudo o que eu comi, multiplicado por tudo o que aconteceu comigo, dividido pelo que eu entendi e pensei enquanto tudo aquilo estava acontecendo e elevado ao quadrado, igual a zero. Tudo o que nos acontece, não importa o que, é uma equação com mais, menos, dividir e vezes, mas sempre termina no nada. Vamos desaparecer por completo... Eu gostaria muito de desaparecer logo, mas cada dia que eu não sumo vou indo à praia. A água é fresca e as pessoas estão sorridentes, os homens se embebedam, os avantajados ventres brilhando de satisfação. As mulheres rangem os dentes com a roupa, maquiagem, cabelo, e corpo, uma da outra. Quem gosta de mulher é outra mulher, homem gosta é de futebol. E o amor? O que o amor pode fazer por nós todos?

Comentários

Unknown disse…
Xaxeila! Fiquei afastada da net um tempo; já estava sentindo saudades dos teus posts.
Todos os psicólogos aprendem com os casos e depois usam este aprendizado com os próximos pacientes; nada é novo tudo é copiado.
Beijos no teu coração.

Postagens mais visitadas deste blog

Bibliografia sobre viagens astrais

Bichomania versus Petzoo

Métodos eficazes para evitar o suicídio...