As listas de propósitos e objetivos...


No final do ano, as pessoas costumam fazer balanços dos seus propósitos e muitas se frustram. O grande líder da Soka Gakai, Daisaku Ikeda (um dos maiores líderes mundiais a favor da paz ainda vivo) - costuma ter uma técnica simples com os propósitos dele. Como ele sempre os alcança na metade do ano, os triplica ou dobra, pois precisa ter algo para perseguir. Uma pessoa sem propósitos é uma pessoa morta, sem vida, sem sentido. Por outro lado, a leveza na perseguição dos objetivos, ajuda as pessoas a não suicidarem na noite do ano novo. Da minha lista de propósitos eu não alcancei NENHUM. Pois, é, nenhum. Nem um carro novo e nem um apartamento, sequer a harmonia dos familiares. Depois eu vou pensar onde eu errei, mas tudo bem por ora, não vou me descabelar, eu vou fazer assim, onde tem "Lista de Objetivos para 2009", eu vou riscar o número 2009 e escrever 2010. Simples. Vou fazer daimoku todo dia mentalizando os objetivos e tendo fé que eu vou fazer em 2010; e vou além: se não alcançar em 2010 e renovo para 2011. É isso. Eu costumava ficar numa ansiedade e depressão no final do ano, e pior ainda, querendo fazer nos últimos vinte e cinco dias do ano o que não havia realizado em onze meses. Hoje me sinto tranquila a respeito de como lidar com METAS. Metas me deixavam louca, eu costumava estar sempre correndo atrás de conquistar alguma meta, e não costumava relaxar o suficiente a ponto de... viver. Ficava me sentindo fracassada por não ter alcançado o que eu mesma me impunha conquistar e quando eu decidi morrer, descobri na terapia a existência de outras metodologias de viver que não essa de acumular coisas sobre coisas, numa corrida maluca entre seres humanos, sabe? Levo esse esquema de competição até para a família... Vamos olhar uns para os outros, sorrir, ver o mar, pisar na areia da praia...

Comentários

Unknown disse…
Xaxeila, eu nunca fiz uma lista de propósitos para o Novo Ano. Tivestes uma boa idéia em trocar o ano já que não conseguistes alcançar o teu objetivo. Tomara que consigas alcança-los em 2010.
Beijos no teu coração.
Anônimo disse…
Angela, que legal a sua vida! Foi ótimo não ter aquelas cobranças...

xaxeila

Postagens mais visitadas deste blog

Bibliografia sobre viagens astrais

Bichomania versus Petzoo

Métodos eficazes para evitar o suicídio...