Privatização do Espaço Público 2

Um dia desses fui a uma famosa livraria que vende CDs, televisores, jornais, e até televisores de plasma, um verdadeiro shopping center cultural, uma maravilha. A despeito do alto nível cultural do bairro que abriga tamanho oasis, na calçada ao lado fica uma academia. Não, eu não me confundi e nem você leu errado. Eu disse NA CALÇADA. Um grande, tradicional, chique e famoso clube resolveu dar uma aula de boxe dançado com holofotes e tudo no meio da calçada. Não sei o que dizer. Eu, minha mãe e um bebê de 1 ano e dez meses (que estava adorando toda aquela farra, a propósito) tivemos de passar pela rua. Correndo o risco de sermos atropelados e tal. Ehr. Nunca mais vou deixar os ricos criticarem as favelas. Qual a diferença entre um ser humano que ocupa áreas públicas, sem rede de esgoto e iluminação e um outro ser humano que estaciona na calçada? É nenhuma. Todos acham que tem direito aos espaços públicos para si a despeito do direito dos outros. Um problema ético fundamental que alguns países só conseguiram contornar com um esmagante controle social, saída horrível que o Brasil está começando a adotar. Radares, câmeras, catracas em todo canto. A gente se sente um bandido. Para entrar no nosso próprio prédio precisamos nos identificar com crachás, ninguém confia em ninguém. Eu preferia a máxima da ética de Jesus Cristo: "Não faça aos outros o que não querem que faça a você." Pensando um pouquinho nos direitos dos próximos dá para respeitar as calçadas, os espaços públicos, a Universidade pública. (Já dá pra entrar na USP para passear nos fins de semana?)

Comentários

Aninha Pontes disse…
O problema mais crítico que temos por aqui, e me parece está difícil a solução é mesmo de educação.
Sem educação, não há respeito ao próximo que se sustente.
Uma pena, com um país tão bonito.
Um beijo prá você e o bebê.
Anônimo disse…
Realmente,
Aninha, os governos pensam que enfiar dinheiro na educação resolve... Não é por aí. Veja os ricos, pagam uma fortuna para estudar e jogam o lixo todo pela janela de suas limosines...

xaxeila

Postagens mais visitadas deste blog

Bibliografia sobre viagens astrais

Bichomania versus Petzoo

Métodos eficazes para evitar o suicídio...