Que adianta colocar aquele monte de fotos de desaparecidos se ninguém liga quando a gente encontra um???

Ai, tah doendo! Estou fazendo um treinamento vivencial, e é a primeira vez que faço um treinamento assim, é PUNK! Mais pesado que terapia, é como se fosse uma academia mental. Meus neurônios estão distendidos... Nem sei como estou escrevendo isso, acho que é mais para esvaziar a mente... Ai, já começou que acordei às cinco da madruga. Meeeeu, existe vida após a crise depressiva! Vida e dor, cansaço e dupla chance da Ofner. Nem eu entro no trem dou de cara com uma senhora esquizofrênica.. Eeh! Lá em casa! A senhora começa já dizendo que é a Princesa Isabel e libertou os escravos. Que o W.S. tem complexo de feiúra. Para confirmar o diagnóstico (são anos de terapia, nem formação de psicologia eu tenho), ensaiei um sorriso para ela - não deu outra. O sorriso do esquizofrênico é inconfundível. Como o esquizofrênico nas crises possui uma despersonalização o sorriso não tem expressão. O "remedo" de sorriso é típico. Não se vê a alma da pessoa por trás dele e acontece aquele esgar que é mais como se fosse o nosso próprio sorriso num espelho. Me pediu para ver o livro. Oooo povo pobre! Quando lhe dei o livro me olharam como se eu fosse uma extraterrestre, é um olhar assim tipo ela-é-louca-tem-que-ser-ignorada-e-ridicularizada-pára-de-respeitá-la. A moça olhou o livro de cabeça pra baixo sob o olhar irônico de todos. Assim que ela terminou de "ler" o livro, eu lhe disse para descer do trem e falar com o guarda da estação. Ela me disse que não, pois tinha que pegar o avião para Milão ou Paris, qualquer coisa assim... Consegui convencê-la a descer e procurar o funcionário. Mas fiquei em dúvida se descia com ela. Mas depois de ter procurado os bombeiros e a ambulância através do celular e recebido a resposta que eu deveria ligar para o 190 (Polícia), eu fui orientada a encaminhá-la para o funcionário da estação. Se os bombeiros e a ambulância, que são os órgãos direcionados a proteger os cidadãos em situação de risco, não atendem uma pessoa esquizofrênica, sem documentos, em pleno delírio de despersonalização, quem sou euzinha, uma outra paciente de transtorno bipolar em fase de recuperação, poderia fazer? A moça desceu e eu fiquei orando para o "sistema de segurança" do trem estar preparado para este tipo de situação. Quando liguei para os bombeiros e para a ambulância eu queria ajudar mais a família da senhorinha que a própria, me lembrei daquele monte de fotografias de pessoas desaparecidas e me coloquei na situação das famílias. É por isso que nunca se encontram as pessoas desaparecidas. A gente encontra os desorientados, sem documentos na rua e ninguém tem um cadastro ou se interessa em saber quem perdeu aquela pessoa perdida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bibliografia sobre viagens astrais

Bichomania versus Petzoo

Métodos eficazes para evitar o suicídio...