Por causa de uns místicos, a doutrina espírita continua considerada uma "pseudociência"

Para uma doutrina ser uma ciência ela tem que ter: pressupostos válidos; validação da comunidade acadêmica (a comunidade acadêmica é o conjunto de cientistas da área que provam a validade dos pressupostos, geralmente são cientistas do campo da epistemologia [estuda o conhecimento humano, seu processo de produção e construção]; provas em número e qualidade experimental, estas também validadas na comunidade acadêmica. No espiritismo, temos a obra de Allan Kardec, uma teoria, a qual faltam alguns dos elementos acima. Graças a alguns, que escrevem coisas idiotas, tipo a vida no Planeta Marte, o Planeta Chupão, por exemplo, a doutrina fica ridicularizada e exposta a todo tipo de crítica. A FEESP é considerada uma das instituições mais respeitadas no Brasil para dizer o que é o "joio" e o que é o "trigo", nestas predições e absurdos. Realmente, o mercado brasileiro de livros foi invadido por mistificadores, sejam eles humanos ou espíritos, pseudomédiuns ou pseudosábios, e o resultado disso é que mesmo os espíritas mais adeptos da pureza doutrinária acabam acreditando em cada besteira! O passe não pode ser feito por qualquer pessoa e nem em quaisquer condições. A pessoa que vai dar o passe tem que estar muito bem energeticamente para não prejudicar o assistido. Eu que o diga! Depois da quarta sessão de passes de desobsessão, acordei muito mal no dia seguinte, mesmo com esperança de melhorar devido ao passe. Eu é que não piso mais naquele centro, nem para comprar livro. Eu vou continuar com as minhas orações para Jesus e beber direto da fonte. Jesus é a fonte de água viva, ninguém precisa de médium despreparado para chegar a Jesus... A palestra de doutrinação não precisa ser assustadora, tipo: se você está sofrendo a culpa é sua, você que fez isso a alguém, blá blá blá. Mesmo a pessoa mais santa do mundo sofre. As dores estão aqui, câncer, trauma, violência, ódio, mágoa. O desajuste é humano. A perfeição é de Deus, que ama todos os seus filhos. Quando Jesus aqui veio, não foi viver entre os santos e bondosos, do contrário, foi aos gentios (os que não eram judeus), às prostitutas, aos pobres, a todos. Prefiro ir a uma Igreja Evangélica que me mostre os atos de Jesus Cristo e me exorte a copiá-los (os atos) do que a uma palestra espírita que me explique os porques do meu sofrimento, que isto a psiquiatra e a psicóloga já disseram. Ademais religião é crer no que a gente não vê. O espiritismo-ciência não tem bases epistemológicas, uma ciência para mim não serve como religião, pois o que está faltando na minha vida é proximidade com o Mistério, o Sagrado, o Onipotente, Deus. Mesmo a escalada em busca da perfeição é deprimente. É a pior religião para o meu quadro psiquiátrico, pois eu tenho mania de perfeição que eu trato com medicamentos. Quanto às minhas viagens astrais, hoje eu tive uma, me vi numa escuridão total, fora do corpo, cachorros vinham me atacar, relaxei, só disse vocês-não-pegam-vou-volitar-agora. Abri os braços meditando a Deus por energia e acordei aqui no meu corpo. Estou evoluindo nas minhas pesquisas sobre estas viagens, agora tenho a impressão que saio do corpo escorregando pelos pés, mas vou ver isto melhor. Acho que o fenômeno da viagem astral pode afinal não ter nada a ver com o Espiritismo de Allan Kardec (pretensa ciência), mas tema a ver sim com o verdadeiro fenômeno psíquico mediunidade, espiritual. O meu espírito estava fora do meu corpo - isto é fato. Porque? Esta questão não está respondida totalmente para mim. A psicóloga odeia que eu estude estes fenômenos pois diz que eu preciso é colocar os dois pés bem aqui no chão, porém quando durmo eu acordo flutuando por aí e tenho certeza que é real então não vou ficar discutindo isto com ela. Vou colocar os pés no chão durante o dia e voar durante a noite.

Comentários

Adriana disse…
Oi Xaxeila,

Acho que o que faz do espiritismo uma doutrina tão perfeita é esse misto de ciencia, filosofia e religião. Acho que tudo pode sim caminhar junto com harmonia. A parte científica é justamente essa coisa de estudar os fenomenos psiquicos, mediunicos. Kardec era um pesquisador, tenho certeza que, se estivesse aqui hoje estudaria muita coisa e colocaria na codificação. Acho que tudo é a mesma coisa, só muda o nome. Muitos dizem que o espiritismo não é religião, mas eu entendo que é sim, pois se não fosse não teria o Evangelho segundo o espiritismo, um livro tão bonito, com os ensinamentos de Jesus, o Mestre. Essa coisa de nos explicar o motivo dos sofrimentos humanos é a parte filosófica e sem ela o espiritismo não seria a mesma coisa, pois é justamente isso que nos faz compreender certas coisas e tolerar melhor os sofrimentos, comuns a todos nesse planeta. Eu acho que, se os psicólogos e psiquiatras considerassem esse lado espiritual do ser humano, os tratamentos teriam um ganho enorme, seria muito bom para os pacientes. Acho que está tudo interligado.

Bom, percebo que nem sempre o centro espírita é o lugar "perfeito", pois o ambiente é feito, antes de tudo, pelas pessoas que lá trabalham e a espiritualidade apenas respeita o livre-arbitrio de cada um e trabalha com o que lhe é dado trabalhar. Eu que o diga. Há pouco tempo estava trabalhando em um centro espírita com meu marido, mas não suportamos as falsidades da dirigentes, que estava minando o trabalho tão legal que estávamos tentando promover na casa. Acabamos saindo de lá, depois de muita reflexão. Até fiquei doente por causa disso! Acho que não é por aí! Eu sempre indico a todos que me perguntam que vá a um centro espíirita, mas digo que, se não gostar, saia e tente outro. Eu me considero um 'espírita autônoma', pois não frequento centro, estudo sozinha, faço o Ev. no lar e não fico 'dependente' de passes ou mensagens mediúnicas para seguir meu caminho. Mas infelizmente muita gente ainda não pensa assim. Inclusive, vejo que muita gente acaba abandonando o espiritismo por se decepcionar com os ensinamentos (mal) passados por palestrantes despreparados, que acabam expondo suas próprias frustrações e preconceitos e assustando as pessoas. Um colega meu desse centro que eu estava, semanas antes de eu sair do centro, tb resolveu sair e me disse que ia para a umbanda. Acho que Deus está em todos os lugares e devemos buscar aquilo que temos maior afinidade e nos faz feliz. Mas temos que entender que a culpa não é do espiritismo, mas sim nossa, das pessoas que não interpretam corretamente os textos, assim como acontece com diversas religiões. A pior coisa mesmo é a vaidade e o orgulho.

Sobre seus sonhos, acredito sim que sejam viagens astrais, pois tb tenho algumas experiências semelhantes. Infelizmente algumas pessoas não acreditam e devemos respeitar, assim como esperamos que nos respeitem também. Sinceramente? Às vezes papo de psicólogo cansa.

Continue no caminho do bem, ore bastante, certamente há muito trabalho a fazer e quando nos dispomos a auxiliar aqueles que necessitam, estamos também auxiliando a nós mesmos. Tenho certeza que vc ajuda muita gente nos seus desdobramentos. Deve ser por isso que, como vc falou hoje lá no meu blog, quando vc vai ao centro alguns irmãos desencarnados acabam acompanhando vc. Estão precisando de ajuda. E talvez sintam que podem conseguir isso através de vc. Por isso é importante nunca deixar de orar e ter fé.

Ah, e continue estudando sim, isso é muito importante!!

Bjos!
Anônimo disse…
Adriana, gostei muito de você ter passado por experiências ruins no centro espírita também, assim você pode me entender melhor, eu tenho transtorno bipolar do humor e tenho buscado os passes energéticos para melhora do meu quadro.

xaxeila
Anônimo disse…
I really like your site. Excellent content. Please continue posting such profound cotent.
Anônimo disse…
Dear anonimo:

I gave up going to any temples. I have prayed daimoku since then and feel much better. Budism claims to be a "rational"/"logical" religion and I´ve benefit from its praticing (daimoku).

xaxeila

Postagens mais visitadas deste blog

Bibliografia sobre viagens astrais

Bichomania versus Petzoo

Métodos eficazes para evitar o suicídio...